"Fez": reprogramando o cérebro
18/06/12 14:13Não sei por que demorei tanto a baixar “Fez”, título exclusivo da Xbox LIVE que saiu há uns meses. Acho que acabou sendo um desses jogos que, de tanto acompanharmos a trajetória (o primeiro anúncio foi em 2007), acabam impossibilitados de superar qualquer expectativa, e já saem mornos. Ajudou que “Fez” foi lançado com vários bugs, então achei melhor esperar um patch. Besteira.
Depois de algumas horas de jogo, fica claro o porquê dos bugs todos. É impossível prever todas as possibilidades de deslocamento de uma tacada só, ainda mais para uma produtora pequena. E, como eles mesmos disseram, “Fez” foi mais testado nas vinte e quatro horas seguintes ao lançamento do que nos cinco anos que passou sendo feito. Com o escrutínio dos jogadores, vieram os problemas.
Nada disso importa. Os poucos bugs com os quais me deparei eram perfeitamente contornáveis, e imagino que com o tempo isso seja remediado. Enquanto isso, ainda estou atrás de uns trinta cubos dourados, sem contar as versões “negativas”, mais difíceis de se encontrar.
“Fez” é um jogo de plataforma e quebra-cabeças, onde você navega por um mundo aparentemente bidimensional, mas cuja perspectiva pode ser mexida em três dimensões. Parece mais complicado do que é, só que na verdade é mecânica acaba sendo bastante simples, como você pode ver no vídeo abaixo. O difícil é reprogramar o cérebro e se adaptar às trocas de ângulo e direção.
O objetivo é encontrar as partes de sessenta e quatro cubos que se perderam. Quanto mais cubos você encontra, mais áreas pode acessar. Com um toque no R1 ou no L1, o cenário “vira” para a direita ou para a esquerda, o que serve para navegar pelas fases (descobrindo novos caminhos e alcançados áreas antes inacessíveis) e também para localizar pedaços de cubo que eventualmente estejam escondidos. “Fez” é dividido em dezenas de mini mundos interconectados, que também se ligam a uma espécie de central de fases. Sem contar áreas secretas, cantos obscuros etc.
O mais próximo que consigo imaginar de “Fez” é a série de RPGs “Paper Mario”, da Nintendo. O último “Paper Mario”, do Wii, inclusive brinca com essa mudança de perspectiva, inserindo um Mario 2D num mundo tridimensional, e inúmeros quebra-cabeças dependem disso. “Fez” não é um RPG, mas eleva o grau de complexidade (e inventividade) desses quebra-cabeças à enésima potência. Alguns são tão contra-intuitivos que só é possível resolvê-los realmente se forçando a ver as coisas por um outro ângulo. Acho que o objetivo era esse, então deu certo.
Infelizmente, por enquanto não há planos de lançá-lo no PC e no PS3.
Eu estava jogando na casa de um amigo e deu um bug que, por coincidência, é a por volta dos 50 segundos do vídeo acima postado e a teimosia dessa pessoa falava que eu não estava “jogando certo”… Hahaha
Lendo os cometário eu lembrei que a gente não terminou o Limbo…
Abraço
NÃO SEI DE NADA.
Interessante que há espaço para inovações em jogos 2D. Esta mistura de 2D com 3D do “Fez” é bem diferente, pelo menos para mim. Como só tenho o PS3 eu destaco o LIMBO. Você já comentou sobre ele em algum post? Acompanho a algum tempo mas não um sobre ele. Virou febre aqui em casa com a família toda reunida tentando descobrir como passar as fases…
Abraço.
Não lembro se já falei sobre ele, mas também gosto bastante.
Estou pra pegar esse jogo já faz um bom tempo! E sempre fico adiando.
Essa ideia de ser 2D e poder transferir pro 3D, também foi bem utilizada no Super Paper Mario, para o Wii.
Isso é o que dá postar e depois terminar de ler o texto… você já o mencionou ao final.
Favor desconsiderar.
A propósito, o blog está show de bola.
Abraço!
Se você é profissional de marketing multinível você já deve saber como é difícil vender produtos que qualquer outra empresa no mundo vende e esperar semanas para receber a sua comissão. Com a Talk Fusion é diferente – você vai vender totalmente novos, super quentes produtos de vídeo on-line que não têm concorrência no mercado, e você receberá a sua comissão em 3 minutos após a sua venda!
Sei que é spam, mas CASO você seja profissional de marketing multinível (e mesmo que já saiba como é difícil vender produtos que qualquer outra empresa no mundo vende e esperar semanas para receber a sua comissão), espero que possa ajudar.
Comprei o FEZ depois de ver o excelente Indie Game: The Movie