E3: mesmice
13/06/12 17:40Se a E3 realmente for o resumo do próximo ano de jogos, a coisa vai mal. Os anúncios giraram em torno de sequências, remakes, jogos óbvios. Salvo uma ou outra exceção, foi tudo previsível, morno e chato.
A essa altura, ninguém duvida mais do anúncio anual de “Call of Black Ops: Battlefield Duty”. Ei, eu gostava desses jogos. Mas todo ano? E, já que estamos no assunto, outro “Halo”? Mais “Gears of War”? Sério? Nada contra as séries — mentira, acho GoW tenebroso —, apenas imaginei que, com o caminhão de dinheiro que fizeram nos trinta títulos anteriores, podiam ter investido em alguma coisa nova. Minimamente original.
A Sony apareceu com um “Super Smash Bros.” atrasado em dez anos e o novo “God of War”, cujo grande atrativo é, atenção, multiplayer. E, apesar do esforço em apresentar títulos e novidades, ainda não vi nenhuma razão para comprar o Vita. O anúncio interessante acabou sendo “Beyond: Two Souls”, novo da Quantic Dreams, produtora francesa de “Indigo Prophecy” e “Heavy Rain”. Sobre “The Last Guardian”, da produtora de “Ico” e “Shadow of the Colossus”, nenhuma palavra. Todavia, Fumito Ueda & equipe podem tomar o tempo que quiserem, contanto que o jogo eventualmente saia.
A Nintendo também foi morna. Tirando “Pikmin 3”, nada que não fosse esperado (ou que não tivesse sido anunciado antes). O Wii U pareceu mais promissor na mão dos jornalistas do que na apresentação, o que é curioso, já que a Nintendo costuma “explicar” bem suas novidades (basta lembrar da febre inicial em torno do Wii). A melhor notícia foi que os jogos comprados na loja online irão migrar para o novo console. Se os jogos de NES e Snes funcionarem no controle, comprarei.
Numa feira onde o grande acontecimento acabou sendo um trailer da Disney, é triste ver as produtoras seguindo o caminho do estúdios de cinema: pasteurização, falta de originalidade, sequências infinitas. O “novo” virou sinônimo de avanço técnico. E quando envelhece outra vez, dá-lhe multiplayer, integração com redes sociais, a papagaiada toda.
Mas oquei, o trailer é divertido.
E o joguinho também.
André, o que você acha dos reboots/relançamentos de XCom e Simcity, também apresentados na feira? Nunca compreendi XCom (um amigo meu, mais velho, jogava, quando eu tinha sei la 12 anos de idade, nos anos 90), mas Simcity, aquele tosquinho, joguei bastante.
Ainda estou naquela de pagar pra ver, mas Watch Dogs pareceu pelo menos interessante. Achei estranho você não citá-lo, já que foi o jogo mais comentado da feira.
Verdade, mea culpa. Acho que foi meu pavor a “Assassin’s Creed”.
Pavor a Assassins Creed ? Colé André, nos dias de hoje em que bons titulos estão em falta e sequencias,reboots e talz são o melhor que temos Assassins creed cai como uma luva em (pelo menos no meu caso) um PC cheio de emulador e games “Old School”.
Eu tentei. Acho meio sem pé nem cabeça, tenho um problema sério com as beiradas que a câmera não registra, enfim, não me pegou. No mesmo esquema de liberdade de movimento, prefiro muito o Infamous 2, mas não quis comparar a, deus me livre, Gears of War.
Fiquei curioso…Por que você odeia tanto GoW ?! Curiosidade apenas…
Opa, eventualmente farei um post explicando minhas razões. Mas, resumindo: muito barulho por nada.
“Numa feira onde o grande acontecimento acabou sendo um trailer da Disney, é triste ver as produtoras seguindo o caminho do estúdios de cinema: pasteurização, falta de originalidade, sequências infinitas”. -> Até deu depressão lendo o texto. E você ainda diz que “Se os jogos de NES e Snes funcionarem no controle, comprarei”. Por isso que eu parei no SNES. E nem me fale em RPG´s de Play 1, porque não são tão bons quanto os do SNES.
O Jim Sterling (que aparentemente só eu gosto) fala uma coisa interessante: a E3 desse ano teve a mesma quantidade de jogos de tiro que a E3 do ano passado, o problema é que ano passado tinha lançamentos diferentes para contrabalançar essa invasão de “GUNS GUNS GUNS” e esse ano não teve nada desse gênero.
Que deprimente. Enterrem logo os consoles.
Bicho, eu tenho um 3DS. Melhor, eu tenho um X360. Todavia, “Shadow Complex”.