Na caverna
31/05/12 00:01Há uns tempos que Ron Gilbert vinha ameaçando anunciar um jogo novo. O último trabalho do criador de “Maniac Mansion” e “Monkey Island” havia sido “DeathSpank”, um RPG de ação divertido e com senso de humor doentio.
Mas “DeathSpank” não era um grande projeto pessoal nem nada, e fiquei feliz quando a Double Fine, produtora do mestre Tim Schafer, contratou Gilbert para criar um novo adventure. Nesse meio tempo, Schafer ganhou os tubos no Kickstarter para fazer ainda outro adventure. Com participação do Gilbert. Mas e o primeiro jogo?
Pois bem. Essa semana, a Double Fine anunciou “The Cave”, que será lançado para PC e consoles no início de 2013 (e distribuído pela Sega). Eles também soltaram um trailer.
Embora seja um adventure horizontal, a premissa lembra muito “Maniac Mansion”. Você escolhe três entre sete personagens, cada um com habilidades específicas, para explorar a tal caverna do título. Assim como no clássico de Gilbert, cada combinação de personagens terá de seguir um caminho diferente. Pelo visto, há um castelo e um parque de diversões dentro da caverna. E uma máquina de Grog.
“Maniac Mansion” praticamente inventou o adventure moderno, com uma interface simples que deixou os jogos da Sierra parecendo calculadoras científicas. E inaugurou um tipo de humor que permearia quase todos os títulos seguintes da “Lucas Arts”. E agora o Gilbert está fazendo outro adventure. Que momento bom para um gênero que teve a morte declarada tantas vezes.
Há uns anos, um grupo de fãs criou uma versão remasterizada de “Maniac Mansion”, que roda em computadores modernos sem maracutaias. Se eu não me engano, o Gilbert até elogiou. Tem legenda em português.
E outra, ainda: já jogou Okami?
Nenhuma relação com isso, mas como Megaman é difícil. Não é, não? E outra: comprei Beyond Good & Evil por causa da dica aqui do blog. Valeu, então!