Folha de S.Paulo

Um jornal a serviço do Brasil

  • Assine a Folha
  • Atendimento
  • Versão Impressa
Seções
  • Opinião
  • Política
  • Mundo
  • Economia
  • Cotidiano
  • Esporte
  • Cultura
  • F5
  • Classificados
Últimas notícias
Busca
Publicidade

Jogatina

por André Conti

Perfil O jornalista André Conti é editor de quadrinhos da Companhia das Letras e colunista da Folha

Perfil completo

Jogos e guerra

Por André Conti
21/05/12 17:12

Escrevi um texto para a “Revista 18”, do Centro da Cultura Judaica, sobre jogos e guerra. Começa assim:

“Impossível contabilizar quantos pássaros foram arremessados para a morte. Na ponta do dedo, milhões dessas  aves pereceram nos campos de batalha, deixando um rastro indelével de extinção suína. Embora a única referência efetivamente militar em “Angry Birds” seja o capacete utilizado pelos porcos, a técnica para dizimá-los é uma das mais antigas em termos de guerra: a balística. Na Idade Média usavam o trébuchet. No século XX, migramos para a artilharia. No iPhone, um dedo conduz a ave camicase à morte.”

E segue aqui, onde você pode baixar um PDF da revista (é o número 32). O tema desta edição é guerra, e há também um belíssimo texto do meu chapa Renato Parada.

Mais opções
  • Google+
  • Facebook
  • Copiar url
  • Imprimir
  • RSS
  • Maior | Menor
  • Comentários
  • Facebook

Comentários

  1. Gregory comentou em 22/05/12 at 12:07 pm

    Johann,

    Anda mais devagar pela superfice do esgoto, assim como anda mais devagar na lama (no deserto tem poças de lama).

    Antes de criticar entenda que a história segue o mesmo caminho das versões anteriores ou seja começa no west (oeste) e vai para o east (leste) se olhar o mapa do santuário verá que são campos no oeste, deserto no centro, selvas no leste e tundras no norte.

    Eles deveriam mudar o mundo ? Não acho. Mas concordo que não precisava as 3 versões de Diablo começar próximo de Tristam assim o caminho se não o mesmo fica parecido, tem gente que vai dizer falta inovação e gente que vai dizer que ficou saudosista.

    • Johann Doeler comentou em 26/05/12 at 4:13 am

      Dear Gregory,

      Now, I understand. Tx.

      Anyway, it would be better to have a more exciting game !

      []s,
      Johann Doeler 🙂

  2. Guilherme Braga comentou em 21/05/12 at 11:23 pm

    Desculpa pelo post fora de tópico, André, mas precisamos dar uma força ao Kickstarter do Two Guys From Andromeda!!! Está muito devagar a subida da grana!!!

  3. Johann Doeler comentou em 21/05/12 at 8:33 pm

    Caro André Conti,

    Nos esgotos, perceba como seu personagem parece andar mais devagar e os controles parecem falhar …

    Há algum problema de desmpenho que não foi percebido pelos desenvolvedores 🙁

    Os problemas de LaaaaG continuam …

    Mas, de fato, a satisfação que havia em D2 não aflora, pela excessiva repetição de temáticas … Andar pelo deserto, Visitar o palácio, …

    Sinto falta de novas paisagens, inimigos com sons distintos dos jogos anteriores … Amuletos, armas melhores …

    Uma excelente semana … Jogatina só no fds …

    []s,
    Johann Doeler

Publicidade
Publicidade
  • RSSAssinar o Feed do blog
  • Emailjogatina@chorume.org
  • Twitter@andre_conti

Buscar

Busca
Publicidade
Publicidade
Publicidade
  • Folha de S.Paulo
    • Folha de S.Paulo
    • Opinião
    • Assine a Folha
    • Atendimento
    • Versão Impressa
    • Política
    • Mundo
    • Economia
    • Painel do Leitor
    • Cotidiano
    • Esporte
    • Ciência
    • Saúde
    • Cultura
    • Tec
    • F5
    • + Seções
    • Especiais
    • TV Folha
    • Classificados
    • Redes Sociais
Acesso o aplicativo para tablets e smartphones

Copyright Folha de S.Paulo. Todos os direitos reservados. É proibida a reprodução do conteúdo desta página em qualquer meio de comunicação, eletrônico ou impresso, sem autorização escrita da Folhapress (pesquisa@folhapress.com.br).