Um último Kickstarter (prometo)
16/05/12 02:31Eu precisaria de um blog específico para comentar todos os anúncios de jogos que estão sendo financiados no Kickstarter. Mas esse é bom demais: conforme adiantado há uns tempos, Chris Jones está passando o chapéu para produzir mais um Tex Murphy, codinome Projeto Fedora, “a nona e última tentativa de reviver o personagem”.
Como se vê, podemos esperar o mesmo tipo de humor que consagrou a série. Mais que isso, a volta triunfal do Full Motion Video, ou simplesmente FMV, uma técnica que incorpora filmagens à narrativa, a partir da antiga ideia de controlar atores em um jogo. O FMV teve seu auge justo com Tex Murphy, mas foi usado em títulos como “Phantasmagoria”, “Gabriel Knight 2: The Beast Within” e “Star Trek: A Final Unity”.
Capaz de ser bom, se não depender exclusivamente do saudosismo. A página é meio vaga e os prêmios para as doações mais polpudas ficam aquém do que tem sido oferecido (cento e cinquenta dólares por um livro em PDF? Tá todo mundo de brincadeira).
Enquanto isso, a Jane Jensen ultrapassou a meta dos 300 mil dólares e já anunciou que vai fazer dois jogos, o segundo financiado de maneira mais tradicional. Dois jogos da Jane Jensen, ok? Ok.
Prometo não voltar ao assunto Kickstarter nos próximos tempos. A não ser que anunciem, sei lá, um novo “ToeJam & Earl”. Aí vocês vão ter que me perdoar.
Gabriel Knight (e seus 7 ou 8 cds) foi um dos melhores jogos que já joguei. Muitas noites em claro para terminar esse jogo!
Hahaha! TJ&E rocks!
Acho que o pessoal tá começando a exagerar. Eu joguei o GK2 que usava FMV e achei que era uma interface confusa, principalmente para saber com que objetos o personagem pode interagir. Eu acho que a melhor forma é desenhado, ou algo que pareça desenhado como cell shading, é a melhor forma de dar mais personalidade ao jogo e mais liberdade na hora de definir como interagir com o mundo
Concordo que o FMV tinha seus problemas, assim como prefiro as interfaces feitas “à mão”. Mas no caso do Tex Murphy, o FMV funciona a favor, as atuações são impagáveis e ajudam no desenvolvimento da canastríssima trama.
Graças a você, descobri esses projetos e estou esgotando minha grana até em adventures de criadores que eu nunca joguei, como o do Two Guys from Andromeda… Aliás, você é fã da série Space Quest? Nunca joguei nenhum jogo da série e se for bom, penso em comprá- los no Gog… Enfim, to me sentindo um verdadeiro mecenas…
PS: Achei esse Unemployment Quest interessante, no mínimo… ( http://www.kickstarter.com/projects/412101570/unemployment-quest-a-non-epic-rpg)
Gosto do Space Quest, especialmente dos três últimos. Mas, se for para torrar alguma coisa no Gog, vale lembrar que eles agora soltaram todos os Quest for Glory.
Se saísse o projeto de um novo Toe Jam & Earl eu daria todo o meu 13 salário… Eu tinha o Phantasmagoria, mas meu pc na época não rodova, daí emprestei pra alguém (pecado capital) e me devolveram sem o cd 2… Mesmo depois de encontar uma ISO na net, nunca mais consegui fazer rodar em pc nenhum!
Nem acho o jogo tão bom, mas se for questão de honra, ele está à venda no GOG.com.