Melhores RPGs — Parte 4
16/04/12 16:51Chrono Trigger (Super Nintendo, Squaresoft, 1995)
Antes que seja apedrejado, melhor falar logo sobre o RPG predileto de nove entre dez pessoas que tiveram um SNES. E o bom é que, nesse caso, não há exagero. “Chrono Trigger” é de fato um dos pontos altos da geração 16-bits e um dos grandes RPGs — para não dizer jogos — de todos os tempos. Feito por uma equipe de sonhos (que inclui os criadores de “Final Fantasy” e “Dragon Quest”, e ainda Akira Toyama, da série “Dragon Ball”), “Chrono Trigger” é um jogo tecnicamente perfeito: gráficos, sistema de batalhas, trilha-sonora, design dos personagens, tudo é impecável.
Ainda assim, suspeito que a longevidade do jogo (ele está disponível em praticamente todas as plataformas) se deva não a esses aspectos técnicos, mas à trama e, sobretudo, aos personagens. Épico na escala, “Chrono Trigger” nunca tira a lente de seus protagonistas. Enquanto o jogador viaja por diversas eras (passado, presente e futuro não são suficientes para explicar o que ocorre no jogo), o grande barato é acompanhar as mudanças na relação entre Chrono e seus comparsas. Ao longo de séculos (e milênios), essas relações evoluem, tomam rumos inesperados e acabam por transformar o que seria apenas mais uma aventura de videogame em um jogo tão comovente quanto engraçado, tão incomum quanto inovador.
Pode parecer exagero nostálgico, mas joguei de novo quando foi lançado para DS e tive uma impressão ainda melhor. Ao contrário de tantos clássicos que sobrevivem por nossa memória afetiva, “Chrono Trigger” se sustenta por si só. Para além do esmero (e das missões paralelas e finais alternativos), o que fica é a trama brilhante e surpreendente.
“Chrono Trigger” teve uma sequência no Playstation, “Chrono Cross”, malhada à época e hoje muito elogiada. Volta a ela em outro post.
Chrono Trigger, junto com o Zelda, foram os “blockbusters” de RPG do SNES. Já perdi a conta das vezes em que tentei os finais diferentes do CT (especialmente o mais difícil deles, que é matar o Lavros com apenas 2 chars).
Não foram uma, mas várias tardes jogando no Snes ou no emulador… Crono Trigger é sem dúvida um dos melhores jogos que já tive…
Não é por nada, mas Chrono Cross é melhor que Chrono Trigger, pelo menos pra mim. A história e os personagens são bem mais interessantes, menos infantilóides. Pena que não fizeram um remake para o PSP nos moldes do que fizeram para o Trigger no DS. Quem sabe agora fazem para o Vita… tomara!
Impossível superar a trinca “Secret of Mana”, “Final Fantasy 6” e “Chrono Trigger” do SNES. Foi a época de ouro da Squaresoft (e tb da Nintendo, com Zelda 3 e Super Metroid).