Um ano de 3DS
11/04/12 00:34Embora tenha amor pela Sega, sempre fui Nintendista. Tive quase todos os consoles desde o NES, defendi causas impossíveis (GameCube? Maior videogame) e o primeiro jogo que instalo em qualquer computador (ou portátil, se possível) é “Zelda 2”. De modo que comprei o 3DS assim que saiu, com “Ocarina of Time” remasterizado e o”Pilotwings” novo.
“Ocarina” era um jogo antigo e “Pilotwings” era só tenebroso, mas achei o 3DS promissor. De quebra, a loja virtual — inaugurada uns tempos depois do lançamento — tinha “Mario” de Game Boy e “Link’s Awakening”, que serviriam para passar o tempo até que saísse algo de novo.
Os jogos vieram, uma sucessão de remakes e “versões definitivas” (“Cave Story 3D”, “Star Fox 64”, “Metal Gear Solid: Snake Eater 3D”, “SMT: Devil Survivor Overclocked”), relançamentos (“Bit.Trip Saga”, “VVVVVV”) e séries obrigatórias e sem nenhuma novidade (“Mario Kart 3D”). Na loja eletrônica, clássicos de NES, Game Boy, GBA e Game Gear, além dos tais remakes em 3D, como “Xevious” e “Kirby’s Adventure”.
Ei, acho ótimo poder jogar “VVVVVV” ou “Metroid” num portátil, mas a verdade é que a maioria desses jogos está disponível até para o meu microondas. Também fiquei feliz quando a Nintendo ofereceu diversos jogos de graça para quem havia comprado o 3DS antes da redução de preço, mas não justifica a estratégia estrambelhada de lançamento.
Dos títulos da casa, sempre o forte da Nintendo, gostei do “Super Mario Land”. O 3D é bem utilizado como elemento de jogo, o design de fases é brilhante e eles ainda trouxeram de volta a Tanooki Suit. Todavia — e até para o mais ferrenho dos apologistas (oi) —, nada pode justificar um jogo tão curto e tão fácil. Numa tentativa de cativar novos jogadores para a franquia, a Nintendo fez metade de um jogo bom.
Não gosto de “Resident Evil” (sim, eu joguei “RE4”), mas o capítulo para 3DS foi muito elogiado. E também não joguei “Kid Icarus” e “Tales of the Abyss”, embora leve fé. Todavia, esses eu não joguei porque os preços dos cartuchos são abusivos e estão em descompasso com a realidade. Sei que a maioria das dezenas de jogos que se pode comprar com o mesmo dinheiro no iPhone não presta. E acredito que os portáteis possam conviver com tablets e telefones, em faixas de preço distintas. O Vita, por exemplo, parece ter começado no caminho certo, pelo menos no que diz respeito à distribuição digital. Ainda assim, acho que o que determina o sucesso de um console são os jogos, e o 3DS está devendo.
A exceção até agora foi “Pushmo”, um quebra-cabeças divertidíssimo e inteligente, vendido no eShop a sete dólares. Se a loja virtual oferecesse jogos ainda mais elaborados (e pesados), como “Kid Icarus” ou “Tales of the Abyss”, talvez as outras produtoras, desobrigadas da produção de cartuchos e da distribuição, pudessem trabalhar com preços mais competitivos. Claro que nada impede a Nintendo de adotar esse modelo mais para frente, embora eles sejam espantosamente teimosos.
Um ano ainda é pouco para um console, basta lembrar do começo difícil do PS3. Ainda acho que o 3DS será um sucesso. Ainda acho que o Wii U será excelente. Ainda acho que o próximo Mario e o próximo Zelda e o próximo Metroid serão bons. Ainda. Sério. Mesmo.
Ainda sobre o Wii U, e mesmo sobre o 3DS: qual será o motivo deles continuarem insistindo na maldita tela resistiva? Já passou da hora de usarem uma tela capacitiva multitouch, de preferência com revestimento oleofóbico. E o preço com certeza já caiu o suficiente para deixar de ser esta a razão principal.
Resident Evil Revelations é legal. O soft que acompanha o 3DS é legal. Quero comprar Spirit Camera e Kingdom Hearts 3D. E aí acabou… pelo menos por enquanto, não tem mais nada que eu queira para o meu 3DS, tirando talvez a tal Zelda nova que eles estão prometendo. Muito pouco para um portátil que já tem um ano no mercado – não dá pra comparar com o PS3, porque um console doméstico tem um ciclo de vida bem maior que um portátil. E quanto ao Wii U, é bom a Nintendo lançar um console que preste desta vez, porque já tem boatos dizendo que o troço é menos poderoso que o PS3 e o X360, o que não se justifica (e o melhor foi a resposta da empresa, dizendo que não se importam com performance, mas com a experiência de jogo; então tá… a experiência de jogo no Wii é horrível, porque não tem quase nada que valha a pena, sem falar no pé no saco que é ficar agitando os braços o tempo todo). Se não rolar um console pelo menos um pouco melhor que os que já estão no mercado há quase uma década, e com jogos legais em vez do monte de lixo que saiu para o Wii, podem me esquecer. Vai ser o primeiro console Nintendo que não vou comprar – e olha que tive todos a partir do SNES.
Comprei o 3DS tem cerca de 2 meses… eu concordo que estejam faltando títulos ainda, mas acho que o mesmo tá acontecendo com seu rival direto, o Vita.
Para mim, existem muitos jogos para jogar, até pq eu nunca tinha jogado nada de DS, então acabei comprando um 2 em 1.
Aliás, comprei mais jogos de DS do que de 3DS, por causa dos preços.
Uma outra dica, já que vc curte a SEGA, é experimentar o Sonic Generations. É um jogo curto, mas eu continuo me divertindo com ele abrindo as missões e fazendo outras coisas mesmo já tendo terminado o jogo. A única coisa irritante é que pra jogar essas missões vc tem que gastar aqueles Play Coins do 3DS, idéia muito imbecil por parte da SEGA, mas, paciência…
De qualquer forma, vamos aguardar a evolução da biblioteca de jogos dele!
Como assim será um sucesso?? Já é. O 3DS alcançou números de vendas maiores que o Wii nos EUA no início de vida (http://gonintendo.com/?mode=viewstory&id=170838). E também quebrou o record de consoles mais vendidos em território japonês em um único mês (http://www.gamesradar.com/3ds-sales-december-broke-japanese-sales-record/).
Concordo que o início foi fraco, mas agora o 3DS não só tem excelentes jogos como terá muitos outros em breve. Sem contar que em um ano o 3DS recebeu: Um Mario plataforma, Mario Kart, Dois Resident Evils, Metal Gear, Zelda, Star Fox, Tales Of, Street Fighter, Monster Hunter, Dead or Alive e Tekken. Não me lembro nenhuma plataforma que tenha recebido tantas séries de peso apenas no seu ano de lançamento.
Poisé, mas a grande maioria desses títulos ou é de remakes/ versões “enhanced” ou de multiplataforma. Pelo menos pra mim, o 3DS ainda não tem uma killer app que justifique a compra, embora tenho gostado do Mario. Estou ansioso com o Kid Icarus, mas acho caro demais e vou esperar cair um pouco no Ebay. Quanto aos números, concordo que sejam bons, mas não querem dizer que o 3DS terá o sucesso do DS, por exemplo, e a consequente maré de jogos.
André, assim como vc, eu joguei quase todos os videogames lançados, desde o finado NES. O 3DS é um belo portátil, mas a sua única desvantagem frente ao portátil da Sony é que a maioria dos seus jogos são feitos mais para o público infantil (claro, não deveria ser diferente), enquanto que o PSVita (e o PSP) tem um maior leque de jogos voltado não só aos pequenos, mas também ao público adolescente-adulto. É questão de foco de mercado, né?
Thiago, com dois Resident Evil, Metal Gear, Street Fighter, Dead or Alive, Tekken, dentre outros, eu não classificaria o 3DS como voltado para o público infantil.
Jogue o Kid Icarus… fantástico, gráfico lindo, história boa, nota 10… é fácil terminar a história (relativamente curta, terminei com menos de 15h), mas pra fechar 100% é dificílimo, ainda to em 70% mas é cada vez mais difícil avançar 1%… fora os modos online, divertidíssimos…
E pra vc que curte a SEGA, to pensando em pegar o Crush 3D… achei o Demo muito legal, fiquei tentado a pegar… é um jogo de puzzles que tem um uso extremamente intensivo do 3D…
Recomendo um jogaço que não foi mencionado: “Nano Assault” da produtora Shin’en. Trata-se de um shooter em que você controla a nave de duas maneiras, dependendo da fase: overhead com movimentação livre em volta de células ou uma perpectiva atrás da nave on-rails. Simplesmente um dos meus jogos favoritos do 3DS, com um dos melhores gráficos e efeitos 3D do sistema. E ainda tem online leaderboard com ranking das pontuações por fase. Imperdível!
Parece bom mesmo, olharei. Todavia, meu gosto por shmups é inversamente proporcional à minha habilidade para jogá-los.
“Ainda acho que o próximo Mario e o próximo Zelda e o próximo Metroid serão bons. Ainda. Sério. Mesmo.”
Isso se chama amor.
Mas entendo: Mario é a melhor coisa que existe.
André, também adorei o “Super Mario 3D Land”. Mas o jogo não é tão curto e tão fácil como você está dizendo. Se você jogou os 8 primeiros mundos, terá acesso a mais 8 mundos mais difíceis. A Nintendo fez isso de propósito: os 8 primeiros mundos são para qualquer pessoa jogar, enquanto os 8 últimos mundos são para jogadores mais experientes que querem um desafio a mais. Isso sem contar as “star coins” que encontrá-las todas é outro desafio à parte. E cada fase ainda salva seu melhor tempo para você poder se desafiar e comparar com pessoas que você passar pelo “street pass”. E bônus: zere todas as fases com o Mario e o Luigi pegando a bandeira do final de cada fase sempre no topo do mastro que vai abrir uma última fase que de tão difícil nem eu consegui passar dela até agora. Então, você ainda acha o jogo curto e fácil?
Não acabei com o Luigi e nem abri essa última fase, mas não achei as tais fases especiais difíceis nem longas, mas de fato faltou mencionar isso no texto. Obrigado e abraço.
André, as fases não são longas de propósito por se tratar de um videogame portátil. A intenção da Nintendo era mesmo criar fases que pudessem ser terminadas em poucos minutos. Agora a quantidade, a qualidade e a variedade de fases realmente chama a atenção. Abraços!
Pra quem comprou o 3DS no lançamento, deve ter sofrido com a falta de oferta de títulos, realmente.
No meu caso, o aparelho já estava quase fazendo aniversário quando o peguei já tinha um bom leque de escolhas.
Acredito que o 3DS só tem a melhorar com o tempo. Já tem apoio em massa das thirds parties e, pelo que vimos até agora, junta, com competência, o melhor de dois mundos: jogos clássicos/retro e modernos.
Eu sou super fã da Nintendo e adorei todos os jogos de NES e SNES, mas ultimamente ela não tem acertado muito desde o Wii. EU acho que eles deviam aceitar a sugestão de portar os jogos para Android (adoraria jogar Chrono Trigger no meu celular) e usar o dinheiro para pesquisar um possível próximo sucesso da empresa.