Vaquinha nuclear
03/04/12 20:20“Wasteland” é um dos RPGs fundamentais dos anos 80. Gigantesco para a época, foi o primeiro a contar com um sistema de mundo persistente, que guardava na memória tudo o que o jogador havia feito em cada local. Ambientado num cenário pós-apocalíptico, trouxe ainda diversas inovações que acabariam incorporadas ao cânone do gênero.
A Interplay, produtora de Fargo, cresceu e se desvencilhou da Electronic Arts, que havia lançado “Wasteland” em 1988. Anos depois, Fargo criou a Black Isles Studio, uma divisão da Interplay voltada a RPGs. O objetivo era fazer uma sequência de “Wasteland”, mas ele não conseguiu de volta o nome do jogo, que pertencia à EA. Acabou produzindo “Fallout”.
Embora também se passe num mundo pós-apocalíptico e tenha alguma coisa do espírito de “Wasteland”, “Fallout” era um jogo novo e original. A Black Isle Studios ainda faria “Fallout 2” e “Planescape: Torment”, outro clássico dos RPGs (e um dos meus jogos favoritos), além de se associar à BioWare na série “Baldur’s Gate”. Se Fargo dava o tom dos jogos, quem estava diretamente envolvido era o programador Chris Avellone, responsável também pela série “Icewind Dale” e por “Van Buren”, a malfadada continuação de “Fallout 2”.
A Interplay, afundada em dívidas, passou os direitos de “Fallout” à Bethesda e foi vendida. A equipe original da Black Isle se dispersou em vários estúdios e Avellone terminou na Obsidian, onde dirigiu a aclamada série “Neverwinter Nights” e, recentemente, “Fallout: New Vegas”.
De modo que Fargo, Avellone e as equipes da Interplay e da Black Isle estiveram envolvidos em alguns dos grandes jogos das últimas décadas. Quando li que Fargo estava atrás de doadores para financiar “Wasteland 2”, cruzei os dedos. Inspirado no sucesso de Tim Schafer, ele abriu uma página no Kickstarter pedindo US$ 900 mil, o projeto mais ambicioso do site até hoje. Conseguiu a grana em poucos dias, mas seguiu insistindo que os fãs continuassem as doações: todo dinheiro seria utilizado para ampliar o jogo.
Na semana passada, veio um novo anúncio. Se as doações chegassem a US$ 2.1 milhões, a Obsidian entraria no projeto, com Chris Avellone se envolvendo diretamente em “Wasteland 2”. Àquela altura, Fargo já contava com boa parte da equipe original da década de 80. Tim Cain, diretor do primeiro “Fallout”, também entrou há pouco para a Obsidian e supostamente vai participar da empreitada.
Ou seja.
Claro que sempre existe a chance de dar tudo errado. De ser reverente demais ou forçosamente nostálgico, vai saber. Por via das dúvidas, fiz minha doação. O projeto acaba em menos de duas semanas e está quase conseguindo completar os dois milhões.
Aqui, o vídeo do Kickstarter:
Como já atingiu o valor mínimo, “Wasteland 2” será lançado em outubro de 2013 para Windows, Linux e Mac OS X.