Vita: impressões rápidas
02/03/12 19:12Chegou hoje ao Brasil o PS Vita, novo portátil da Sony (e sucessor do PSP). Um amigo do trabalho tinha trazido um de fora essa semana, então consegui dar uma fuçada.
Com risco de chover no molhado, achei os gráficos realmente impressionantes. O “Uncharted” parece mesmo um jogo de PS3, e isso porque eles mal começaram a explorar o hardware. A tela é nítida e, sobretudo, grande. Enorme, aliás. Ainda que não tenha encarado um jogo inteiro, os controles me pareceram excelentes, e a tela sensível ao toque é, bem, sensível ao toque. Tirando o velho problema do engorduramento total das coisas, achei confortável e rápida. A parte de trás, que também é sensível, ainda me parece um pouco sem propósito, o tipo de coisa que vai cansar logo. Mas, se alguém encontrar um uso bacana, está ótimo.
O sistema é meio teletubístico, mas pareceu funcional nessas primeiras mexidas. Dá para alcançar qualquer coisa sem ficar mudando de posição, o que não seria possível se eles tivessem seguido a interface do PS3. Ele ainda acompanha um pacote de “jogos” para acostumar o usuário à interface e aos controles e outros tantos badulaques, que não vi com calma.
Testei “Touch my Katamari”, que é a demência de sempre, e mais “Virtua Tennis 4”, “Uncharted: Golden Abyss” e “Lumines: Electronic Symphony”. “Uncharted” quase me deu vontade de comprar um Vita. Gosto bastante das versões de PS3, e esse parece seguir bem o espírito. “Lumines” foi de longe o mais legal, um quebra-cabeças acelerado que combina perfeitamente com a tela sensível. Não conhecia os outros jogos dessa série, certamente irei atrás.
Ainda assim, para o meu gosto, não há nada que justifique a compra tão cedo. Vi que lançaram “Rayman Origins”, que saiu há pouco para Wii, PS3 e Xbox360. É um baita jogo (até pretendo fazer um post sobre ele), mas, tendo a opção, prefiro jogar na tevê. Todavia, logo mais a Atlus solta o primeiro título sério e eu mudo de ideia.
O fato é que o Vita parece bem promissor. Distribuição digital de todo conteúdo foi um grande acerto, e só de saber que teremos um novo “Disgaea” ainda no primeiro semestre já me anima. Fora “Little Big Planet” (adoro sem limites) e os outros exclusivos da Sony.
E quem já comprou, o que está achando?
Lumines faz parte de uma série de jogos “sinestésicos”, e é isto que dá um certo fator hipnótico ao game. É do mesmo criador de REZ.
Vou comprar até o fim do ano.
pelo que eu estava vendo tem sim uns games interessantes para comprar, segue lista aqui: http://www.proximogames.com.br/noticias/confira-cinco-destaques-de-games-para-o-ps-vita a única coisa que eu ainda não vi são os preços desses games.. #medo
Pra mim, os únicos portáteis que valem à pena comprar são os da Nintendo. Os jogos são mais amigáveis a esse tipo de plataforma (como Mário e os clássicos…). Os jogos mais hardcore não me parecem amigáveis a telas menores e controles espremidos.
Não sei o que a Sony quer com esse lançamento. Fracasso na certa.